_

Foto:


"A Cura Pelas Cores" é o nome da nova exposição do hall da Câmara de Pilar do Sul, que fica em evidência até o dia 7 de fevereiro. Os mais de 500 desenhos e pinturas, expostos em quadros e cadernos, são do aposentado João Batista de Paula Rosa, de 79 anos.

João foi caminhoneiro, e ao se aposentar e sofrer alguns problemas de saúde, sentiu seu ânimo de viver se esvair ."Tinha medo até de olhar na rua e de atender o telefone. Não queria sair de casa", recorda-se João.

E foi o filho Marcelo que trouxe uma esperança que deu início à recuperação do pai. Livros para colorir. "Meu filho me disse que eu não poderia ficar assim. Eu fui caminhoneiro, viajei o Brasil todo, precisava reencontrar minha coragem de viver. Assim comecei a pintar mandalas e outras gravuras que Marcelo me trazia, até que cansei e comecei a criar e pintar meus próprios desenhos", conta.

A arte deu um novo sentido à vida de João, que curou-se da depressão. Hoje, ele cria cerca de três desenhos por dia, utilizando compasso, régua, lápis colorido e grafite. "Todo idoso deveria encontrar um hobby que o motivasse", incentiva o aposentado.

Após o vernissage de abertura ocorrido na noite de quarta, 24 de janeiro, a mostra seguirá exposta até o dia 7 de fevereiro e todos podem visitá-la de segunda à sexta, das 7h30 às 17h.