Com a chegada de agosto, a Câmara de Pilar do Sul se engaja em duas importantes campanhas: Agosto Lilás e Agosto Laranja. Ao longo do mês, seremos convidados a refletir sobre o combate à violência contra a mulher e o feminicídio, bem como a conscientização e o combate à esclerose múltipla e ao Alzheimer.
Na primeira quinzena do mês, direcionaremos nossas atenções ao tema do combate à violência contra a mulher. Mesmo com inúmeras campanhas e iniciativas em prol da igualdade de gênero, ainda nos deparamos com números alarmantes. Em 2021, por exemplo, o Brasil registrou a média de 632 agressões físicas contra mulheres todos os dias. Entretanto, é fundamental compreender que a violência contra a mulher não se limita apenas à agressão física, mas também inclui violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. São diversas formas de violar os direitos fundamentais das mulheres, prejudicando sua dignidade e bem-estar.
Na segunda quinzena de agosto abordaremos a esclerose múltipla e o Alzheimer. A esclerose múltipla é uma doença que afeta o sistema imunológico, levando à destruição da cobertura protetora dos nervos, o que acarreta em sintomas variados, como baixa visão, fraqueza nos membros, dormência, dificuldade para falar ou engolir, fadiga, desequilíbrio e outros. Já o Alzheimer é uma doença progressiva que impacta a memória e outras funções mentais vitais. Estima-se que no Brasil, mais de 1 milhão e 200 mil pessoas vivam com Alzheimer atualmente.
As duas leis que embasam essas campanhas são projetos da Vereadora Elaine do Posto de Saúde e nos incentivam a refletir sobre essas questões para conscientização da sociedade pilarense.