_

Foto:


Na quinta-feira, 13 de julho, uma comitiva de Pilar do Sul visitou a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da empresa CSO Ambiental em Salto. Atualmente, o resíduo sólido (lixo) de Pilar do Sul é processado por essa empresa. Os vereadores Presidente Eli, Claudia Barros, Elaine Ramos, Tata, Toninho Tilico e Pedrinho Vila Nova, juntamente com o Prefeito Marco Aurélio e outros servidores da prefeitura, tiveram a oportunidade de conhecer o processo detalhado de tratamento de resíduos urbanos.

 

Os visitantes foram recebidos pelo Gerente Hamilton Rodrigues e sua equipe, além do Secretário de Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia, que enfatizou os benefícios da parceria entre a prefeitura e a CSO, a qual não apenas beneficia e recicla os resíduos, mas também promove a conscientização ambiental da população.

 

A empresa realiza a separação dos resíduos orgânicos e recicláveis, reduzindo a quantidade de rejeitos destinados ao aterro sanitário. O processo de beneficiamento envolve as seguintes etapas: descarregamento do lixo domiciliar; pré-seleção manual para remover equipamentos volumosos; uso de um rasga-sacos; utilização de uma peneira rotativa para capturar pequenos resíduos destinados à produção de adubo orgânico; triagem manual de materiais recicláveis; separação magnética de materiais ferrosos; trituração e transformação dos rejeitos em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), que é utilizado como energia em fornos industriais; e, por fim, aterramento dos resíduos não aproveitados em nenhuma das etapas.

 

A CSO opera no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), sendo a primeira homologada pelo Tribunal de Contas do Brasil. A empresa utiliza caminhões elétricos, disponibiliza coletores de reciclagem subterrâneos que não prejudicam o espaço público, e, além disso, conta 11 ecopontos pela cidade para o descarte de podas de árvores, materiais de construção civil e eletrônicos. Os materiais de construção civil são triturados e usados como cascalho em estradas rurais.

 

Assim como Salto, Pilar do Sul pretende avançar nessa área e promover discussões sobre serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Por isso, foi divulgada a data de uma audiência pública, que será realizada no dia 4 de agosto, às 15h, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Essa audiência será uma oportunidade para a população debater e apresentar sugestões relacionadas a esse tema importante.