_

Foto:João Batista de Moraes (in memoriam)
Divulgação CMPS


Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento do Sr. João Batista de Moraes, ex-presidente desta Casa de Leis, no dia 14 de abril de 2021.

O Ato da Presidência n° 6/2021 declara luto oficial nos dias 15 e 16 de abril, em homenagem ao Senhor João pelos relevantes serviços prestados à cidade de Pilar do Sul durante sua vida pública e como forma de reconhecimento do Poder Legislativo e da sociedade Pilarense pelos trabalhos desenvolvidos em suas passagens pelo Poder Legislativo.

Informamos que a Câmara Municipal continuará com suas atividades, porém com as bandeiras postas a meio mastro como sinal de luto e respeito.

 

BREVE HISTÓRIA DO SR. JOÃO BATISTA DE MORAES

João Batista de Moraes nasceu em 23 de setembro de 1957, em Itapetininga.

Em 1963, devido a morte do seu pai e as dificuldades financeiras, João veio para Pilar do Sul com a mãe e os dez irmãos pelo incentivo do tio Natanael Fogaça, que morava em Pilar do Sul e trabalhava como coveiro.

Sua primeira moradia foi numa rua sem nome, hoje denominada como Rua Eugênio Teodoro Sobrinho, próxima a Praça das Bolas, no bairro Santa Cecilia. Estudou na Escola Padre José de Anchieta (onde atualmente funciona o fórum) e concluiu a 4ª série.

Aos 13 anos, João iniciou trabalho na lavoura da empresa Tadao Morioka, em que permaneceu na mesma função por aproximadamente 18 anos. Os anos passaram e em 1980, aos 23 anos, Batista casou com Elsa Tobias de Moraes.

A motivação para João Batista fazer parte da política foi seu credo religioso, pois quando foi procurado pelo partido que era filiado em 1997, o MDB (atual PMDB), para preencher vagas para vereador, exigência da época, tornou-se, então, representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pilar do Sul, porém em sua primeira eleição arrecadou 105 votos e não foi eleito. Mais tarde, desfiliou do MDB e foi para o PFL - pelo qual concorreu a eleição de 2000, obteve 389 votos e ficou como primeiro suplente na Câmara Municipal. A primeira vez que assumiu o cargo de vereador foi em junho de 2003 por seis meses.

Em 2004, já no PTB, João concorreu, mais uma vez, como vereador, dessa vez sendo eleito com 428 votos. Na eleição de 2008, Zeca Despachante sai como prefeito e João Batista foi seu vice, entretanto a vitória permaneceu com a chapa concorrente - DEM. Retornando a política na eleição de 2012 como vereador, João recebeu 938 votos, sendo mais votado naquele ano. Em 2016 novamente se elege para a legislatura 2017-2020 e em 2019 assume a presidência da Câmara.