Na 24ª Sessão Ordinária, que ocorreu na última terça-feira (21), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 84/2020 doi aprovado.
O PL institui no calendário oficial do município o mês de abril como mês de conscientização da doença de Parkinson, denominado "Tulipa Vermelha".
A Doença de Parkinson é uma "doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos", afirma o portal do médico Drauzio Varella. Ela tem como "principal causa a morte das células do cérebro, em especial na área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos", continua o texto. Na maioria dos pacientes, o adoecimento começa entre os 55 e 60 anos e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos.
Os sintomas variam entre tremores involuntários em situação de repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos, passos mais lentos e arrastados, perda das expressões faciais, dores musculares constantes, constipação, etc.