_

Foto:
Nino Máximo


No último sábado, 9 de novembro, aconteceu Sessão Solene em comemoração ao 83º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Munícipio de Pilar do Sul, em que diversas personalidades foram homenageadas pelos vereadores.

Com a presença do prefeito Marcos Aurélio Soares, Presidente da Câmara (de 1981 a 1983) Vicente Ianni, Presidente da Câmara (de 1975 a 1977) João Batista Lacerda, a prefeita Janete Pedrina, que teve mandato de 2009 a 2012, representante de todas autoridades eclesiásticas e o ministério do Campo das Assembleias de Deus de Sorocaba Pastor José Augusto Lemos, Reginaldo de Moraes, representante do sindicato rural de Itapetininga, Presidente do Sindicato dos funcionários públicos de Pilar do Sul e demais cidades, Ovídio José de Goes, a Sessão começou com o vereador Silvano de Carvalho (PODE) entregando o Título de Cidadão Benemérito para o também vereador Miguel Guedes (PP)."Quero falar um pouco da vida do sr. Miguel Guedes de Carvalho, que para mim é, além de tio, é uma pessoa que marcou muito a minha história", falou Silvano. "Mas não fiz essa homenagem porque ele é meu tio, não por causa do grau de parentesco, mas sim pela pessoa que ele é, mas por tudo que ele já realizou em sua vida, por onde andou como missionário, chegando em lugares longe, já construiu três igrejas, mas mais que isso, desde sua juventude tem trabalhado para resgatar os valores do bem-estar físico, emocional, principalmente espiritual. Então por isso resolvi fazer essa homenagem."

Em seguida foi a vez de Luiz Brisola (PSDB) entregar o Título de Cidadão Pilarense a José Roberto de Carvalho com os dizeres "você foi o melhor amigo que eu tive na vida pública". Já o vereador Luiz Proença deu o Título de Cidadão Pilarense a Maria Madalena Penterichi por todo seu trabalho na prefeitura. "Eu tive a oportunidade de ver o trabalho dela junto aos feirantes nas duas feiras que acontecem no município de Pilar e vi a dedicação da Madalena a esse trabalho. Então, nada mais justo fazer a entrega de cidadão para que ela se sinta ainda mais um pouco pilarense", falou.

A continuação da Sessão Solene se deu com o vereador Marcos Fábio (PDT) lendo o histórico de Regiane Kopp Rodrigues Rosseto e entregando o Título de Cidadão Pilarense a ela. "Eu admiro muito a Regiane e a forma como ela trata o ser humano, da forma como ela consegue impor, ser diretora de uma escola não é fácil, quem trabalha com educação sabe disso. Ser líder não é fácil", disse. "Eu quero deixar meus sinceros agradecimentos e dizer que eu fiquei muito feliz. Estou chorando hoje igual o dia que o Marcão falou para mim do convite", começou Regiane. "Eu já me considerava cidadã pilarense, a minha filha é pilarense, nasceu aqui em Pilar, e com muito orgulho sou pilarense de verdade, no papel e de coração. Agradeço muito. "

O então homenageado Miguel Guedes teve sua vez de homenagear Rodolfo Sieg, que começou seu discurso sobre a felicidade de estar no evento juntamente com seu pai. "Eu quero registrar com bastante alegria a presença do meu pai, do meu irmão e do meu sogro, para mim é uma grande alegria ter meu pai aqui. Para quem me conhece sabe que quase perdi meu pai ano passado, mais de 30 dias internado, seis dias na UTI, mas a prova de Deus acrescentou-lhe anos de vida e ele está aqui com vida e com saúde", iniciou. Ele contou sobre seu trabalho iniciado em 2011. "Uma das coisas que aprendi como pastor e como pessoa é servir ao próximo e acaba abrindo mão da nossa vida para servir os outros e não somente a igreja, nós tivemos bastante trabalho, nós fizemos aqui na escola Cida Lacerda, a gente fazia todo sábado e estava lá o pessoal do asilo, jovens, todo sábado nós estávamos lá fazendo esse evento até o ano passado. Também temos aqui no asilo, a gente sempre está acompanhando e para nós é uma honra servir a Deus em primeiro lugar e depois servir a população de Pilar do Sul. Agradeço ao Miguel pela indicação, vereador amigo e a todos aqui, mas é uma alegria estar aqui recebendo esse título", terminou.

Para finalizar a entrega das homenagens Paulo Pinheiro (MDB) leu a história de Deniz da Cruz Oliveira, que recebeu Medalha de Honra ao Mérito Desportivo Sebastião Santos Camargo (Macalé), indicação do vereador Miguel Guedes. "Estou muito feliz em receber esta honrosa homenagem, Medalha Macalé, que foi um atleta campeão da cidade de futebol. Eu até cheguei a jogar uma vez com ele, eu era moleque", pronunciou. "É um privilégio estar aqui hoje. Agradeço muito poder compartilhar um pouco da minha história de vida e trajetória do atletismo, em que representei Pilar do Sul e o São Paulo Futebol Clube. Agradeço a todos os vereadores, em especial o vereador Miguel Guedes e presidente da Câmara João Batista de Moraes, que me proporcionaram essa linda homenagem", completou.

Terminada a entrega dos títulos, foi apresentado ao público o projeto de sede própria da Câmara Municipal. E a palavra foi franqueada e a vereadora Karla Pagianotto (PSDB) comentou sobre o árduo trabalho iniciado em 2009, na presidência de Marcos Fábio, para conseguir o espaço da sede da Câmara. Já Paulo Pinheiro enfatizou sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais que foi feita na sede atual a partir de sua chegada, mas que já está  introduzida no projeto na próxima sede.