Aconteceu no último dia 31 de outubro Sessão Solene em alusão ao 81º aniversário de emancipação Política-Administrativa de Pilar do Sul, na Câmara Municipal.
Com a presença dos ex-vereadores e presidentes da Câmara, Salvador Alves da Silva, Vicente Ianni e João Lacerda, além da ex-prefeita Janete Pedrina e o atual Secretário de Gabinete, Segurança e Trânsito, Marcos Augusto Vieira, a assembleia deu início com os hinos nacional e municipal, seguido da história do munícipio, lida pela vereadora Claudia Barros (DEM).
A entrega das honrarias começou com Jorge Takashi (PDT) lendo a biografia de José Paulino Demétrio, cujo trabalho como servidor público durou 28 anos, e que recebeu das mãos da presidente Karla Pagianotto (PSDB) e do vereador João Batista (PTB) a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo "Sebastião Santos Camargo (Macalé)". Demétrio agradeceu. "Quero agradecer a todos os prefeitos, a todos que trabalharam comigo nesses anos na prefeitura. Que Deus ilumine a todos."
A próxima homenageada foi Amara de Oliveira de Andrade, presidente da Apae, que teve sua história lida pela vereadora Elaine Nogueira (PTB), além de ter recebido o Título de Cidadã Pilarense das mãos da parlamentar. Andrade falou que apesar de não receber pelo trabalho feito "ganha sorrisos" e isso basta.
Em seguida, Karla Pagianotto condecorou o cartorário Fábio Costa Pereira, que também exerce dentro de Pilar do Sul trabalhos sociais em entidades filantrópicas. "Senhoras e senhores é um enorme prazer receber essa homenagem, mas como costumo dizer 'não precisa de papel para ser Pilarense'", falou Pereira. "Como diz o hino municipal "cidade acolhedora", posso dizer que ganhei muito mais do que pedi ao morar aqui. E uma coisa que sempre farei é batalhar por nossa cidade", terminou o homenageado. Já Luiz Brisola (PSDB) entregou o título a Flávio Antônio Mendes. "Quero agradecer as autoridades por ser reconhecido como pilarense. Eu não conseguiria fazer meu trabalho sem o apoio das pessoas daqui", comentou.
O vereador Jorge Takashi foi ao púlpito mais uma vez, agora para ler a biografia e entregar o título de cidadão a Klauber Gonçalves Borges, médico da Santa Casa, que afirmou que quer viver o resto da vida em Pilar do Sul. Logo depois, Agnaldo Cruz (PDT) realizou a leitura da história de vida de Marlene Marcandalli e a entregou a condecoração pilarense. Em seu discurso de agradecimento, Marcandalli citou o hino municipal. "Viver aqui é ser feliz."
A última homenagem foi para Milena Fernanda Rodrigues de Almeida Mariano, fundadora da empresa Bioclin, que recebeu seu título de cidadã Pilarense pelo vereador Luiz Proença (DEM). "Somos muito gratos a cada cidadão Pilarense porque desde que chegamos fomos muito bem recebidos. Eu sempre digo que Pilar nos adotou", afirmou a homenageada incluindo seu marido Fábio Adriano dos Santos Mariano.
Ao terminar a entrega de títulos, as autoridades presentes aproveitaram para falar algo a respeito da comemoração, como Salvador Alves da Silva. "É um orgulho estar aqui nesta festividade", disse. "Aos homenageados, vocês recebem o segundo certificado da vida. O primeiro foi a certidão de nascimento." Salvador foi seguido das falas de João Lacerda, Janete Pedrina e Marcos Augusto Vieira.
Para visualizar as fotos do evento, acesse a página da Câmara aqui.