No dia 02 de outubro foi iniciado coleta de dados agropecuários, pelo IBGE, em Pilar do Sul, tal coleta permitirá que seja feita Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, no qual captará dados sobre "receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo", como afirma o texto do Censo Agropecuário 2017.
Assim, a atual presidente da Câmara, Karla Pagianotto (PSDB), se dirigiu ao Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT para conversar com os representantes do IBGE, que ficarão na cidade cerca de cinco meses. Juntamente com Pagianotto estavam o prefeito Antônio Pereira (DEM), e o Secretário de Gabinete, Segurança e Trânsito, Marcos Augusto Vieira de Gois.
Na foto se encontram em pé:Ricardo e Clayton, Agentes Censitário Superior (ACS); prefeito Antônio Pereira; presidente da Câmara Karla Pagianotto, recenseadora Larissa; Luana e Daiani, Agentes Censitário Superior (ACS) e o secretário de Gabinete, Segurança e Trânsito, Marcos Augusto Vieira de Gois. Sentados: Agente Censitário Superior (ACS), Elton; Agente Censitário Municipal (ACM), Júlio; recenseadores, João e Isais e Agente Censitário Superior (ACS), Luiz.