No dia 14 de outubro foi inaugurado galpão para ser Central de Empacotamento (packing house) da Cooperativa Agroindustrial APPC (Associação Paulista dos Produtores de Caqui) de Pilar do Sul.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Antônio José Pereira (DEM) e dos vereadores Jorge Takashi (PDT), Luiz Brisola (PSDB), Clayton Machado (PSDB), Luiz Proença (DEM) e a atual presidente, Karla Pagianotto (PSDB), que aproveitaram a ocasião para entregar ao presidente da associação, Carlos Akira Morioka, Moção de Aplauso (11/2017), na qual parabenizam "a APPC pelos trabalhos realizados no desenvolvimento e aprimoramento das técnicas do cultivo de frutas".
Ao entregar a moção, Karla Pagianotto aproveitou para dizer sobre como "bom manejo e um sistema de transporte são essenciais em qualquer produção agrícola", assim como embalar os produtos. "Quando o assunto é a produção de frutas, existe outro tipo de cuidado que, muitas vezes, passa despercebido pelo produtor rural: a embalagem. Para garantir a qualidade das frutas colhidas, é importante que agricultor conte com uma casa de embalagem, o que ajuda diminuir as perdas, padronizar o produto e possibilitando que este chegue mais fresco ao consumidor", continuou. Karla ainda ressaltou a importância de uma Central de Empacotamento. "O Packing House para seleção, processamento e embalagem de frutas da Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC), em Pilar do Sul, atende produtores do município e região. É muito gratificante e nos enche de orgulho, num momento de descrédito em que passa a política e a economia do pais, ver uma Associação do nosso município fazer o bom uso dos recursos, investindo num trabalho sério e competente, que movimenta a economia do município, gerando empregos, valorizando o produtor rural e levando o nome da APPC e consequentemente o de Pilar do Sul para todo o Brasil e para o exterior. Parabéns a toda diretoria e associados da APPC por mais esta conquista, finalizou.
Instalado na Zona Industrial, na Avenida Antônio Lacerda, 1221, a Central de Empacotamento saiu do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II, que tem como propósito dar mais autonomia aos produtores rurais, e para representar o governo Estadual estava presente Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.