_

Foto:
Guilherme Almeida


Por: Alice Risso 

Ass. de Imprensa

A oitava Sessão Ordinária ocorreu na última terça-feira, 28 de março, na Câmara Municipal de Pilar do Sul.

Dando início a assembleia pela Ordem do Dia, foram apresentados três Projetos de Leis, dois vindos do Poder Executivo - 21/2017 e 22/2017, em que abordam sobre "abertura de crédito adicional suplementar" e "abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente", respectivamente, e Projeto de Lei 23/2017, elaborado pelo vereador Luiz Proença (DEM), que trata sobre a obrigatoriedade do combate a formiga cortadeira.

Durante a sessão,  três Requerimentos foram exibidos, um deles sendo do vereador Marcos Fábio (PDT), no qual é pedido informações sobre o Matadouro Municipal (25/2017), além das 20 Indicações criadas pelos vereadores com requisições à Prefeitura, sendo elas: 172/2017 e 173/2017, do vereador AGNALDO SILVESTRE (PDT), cujas solicitações foram para que sejam providenciadas cobertura para proteção de intempéries no Cemitério Jardim das Acácias; e melhorias com máquina patrol e limpeza dos lados da estrada dois portões e manutenção na ponte de madeira da mesma estrada, respectivamente.

A bancada do PSDB apresentou sete Indicações: 169/2017, 170/2017 e 171/2017, criadas pelo vereador Clayton Machado, em que foram pedidos o estudo das questões das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) nas escolas municipais; projetos de incentivo aos participantes do CLUBE DE AEROMODELISMO, em Pilar do Sul, e aceleração da conclusão das adequações do Marco Regulatório, na devida ordem. Já a presidente Karla Pagianotto (PSDB) criou as Indicações 161/2017, 162/2017 e 163/2017, nas quais têm como solicitações a construção de canaletas entre a Rua Francisco Antonio de Carvalho Sobrinho e a Rua Coronel Batista, e entre a Avenida Papa João XXIII e o início da Rua Francisco Antonio de Carvalho Sobrinho; para que haja curso de Agronegócios na cidade pelo Instituto Paula Souza; e a realização de operação tapa buracos na Estrada Zacarias Antunes de Proença, no bairro Caxangá. O vereador Luiz Brisola (PSDB) elaborou a Indicação 160/2017 em que requereu o trabalho com máquina patrol e pedregulhamento na estrada Maria Aparecida Rodrigues, no Bairro do Claro.

O parlamentar João Batista (PTB) apresentou três Indicações, em que pede a construção de calçada na Rua Sebastião de Toledo, no bairro Jardim Pinheiros (164/2017), melhoramentos na estrada que dá acesso a propriedade do Sr. Agnaldo Antonio da Cruz, no Bairro do Turvinho, com máquina patrol (165/2017) e reforma da calçada na Rua Acácio de Moraes, no bairro Jardim Nova Pilar I (166/2017). O último a ter suas Indicações apresentadas foi o vereador Paulo Henrique Pinheiro (PMDB) que solicitou à Prefeitura para que seja destinado caminhão de lixo na Rua Adelaide Grande Carlos nº204, no Bairro Cananeia (167/2017) e a retirada do lixo da estrada Eunice Nunes de Almeida perto da Rodovia Nestor Fogaça (168/2017).

Na última parte da Sessão, Tribuna Livre, os vereadores a utilizaram para expressarem suas opiniões, assim o fez Luiz Proença ao comentar sobre seu Projeto de Lei. "Revendo algumas legislações municipais, cheguei a um ponto que fiz o máximo que pude para que o PL atendesse a obrigatoriedade do produtor para controlar essa infestação em sua propriedade e também do município em fiscalizar isso". Proença também comentou sobre o requerimento feito pelo vereador Marcos Fábio. "Hoje tivemos a notícia do fechamento do Matadouro Municipal, consequência de um processo desastroso que já vem se sucedendo de uma concessão de uma empresa que não soube honrar seus compromissos e conduziu de forma totalmente errônea", afirmou Luiz. "Parabenizo aqui o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente o engenheiro agrônomo Aldovir Gori pelo trabalho que vem realizando, que é um trabalho que não é perceptível a população, mas desde o princípio que ele entrou na secretaria ele vem realizando levantamentos, inclusive, os quais o vereador Marcos Fábio está requerendo, ele já vem fazendo desde que tomou posse e percebeu que havia grande problema no Matadouro Municipal", continuou. O vereador ainda falou sobre como todos os cidadãos pilarenses têm prejuízos devido a corrente de fraudes desenvolvida por algumas pessoas. "Temos ai, infelizmente, trabalhadores que foram lesados, que hoje veem sua vida profissional prejudicada e, provavelmente, vão demandar justiça pelos seus direitos, também vemos os produtores rurais que utilizam os serviços do matadouro oferecendo animais prejudicados e vemos também o comercio de Pilar do Sul prejudicado. No momento, inclusive, acreditávamos que a demanda pela carne produzida ia aumentar, pois os nossos turistas ou moradores chacareiros, podemos falar assim, aumentaram a demanda da sua carne produzida no munícipio, devido a demanda da famigerada "Carne Fraca"."

Para continuar o assunto, foi a vez do parlamentar Marcos Fábio. Segundo o vereador, houve poderia ter sido evitado o fechamento do Matadouro Municipal, uma vez que ele, como vereador fez diversas indagações ao Executivo antes mesmo desta nova gestão. "Infelizmente o Executivo nos fornece respostas vagas achando que a importância desta Casa é uma importância ínfima", afirmou. "Em resposta ao requerimento diz que a vigilância sanitária efetua fiscalização, então, quer dizer, a gente não consegue entender as coisas. Se está tudo certo com o CNPJ, se a vigilância sanitária está fazendo as visitas semanais e periódicas e está tudo bem e, quero aqui louvar os esforços do secretário Aldovir, que quando eu fui conversar com ele, ele realmente foi atrás, descobriu que a empresa nunca pagou os benefícios para os funcionários, nunca foi depositado um centavo na Caixa Econômica Federal, existe funcionário menor de idade sem registro e que nunca foi um fiscal lá", prosseguiu. "Eu espero que esta administração comece a ver as coisas com olhar diferente, porque eu quero ver quem vai atrás das pessoas, quem vai atrás dos benefícios dos funcionários, agora que a situação ficou insustentável. Espero realmente que no final os funcionários possam receber. Como o vereador Luiz Proença disse, o Matadouro fechado nessa crise da carne que estamos vivendo no nosso país num momento que poderíamos estar crescendo, poderíamos até estar contratando mais, mas foi incompetência pública (...) Então, não é desse, não é do outro, é mentalidade pública que a gente vive falando nessa tribuna 'não pode continuar'. É administração pública! Porque se administrar com seriedade a população vai gostar, sim! Porque o povo preza pelo político e pelo administrador que trabalha bem. Quero ver como vai terminar isso, com resposta vaga? porque não é o que está escrito aqui que eu sei, está dizendo que a VISA fiscalizou, mas não mandaram laudo de fiscalização. Eu quero laudo. Se a vigilância foi lá e falou que está tudo bem, eu quero saber quem é esse fiscal da vigilância sanitária que foi lá e atestou. Eu quero. E se possível conversar com este cidadão. Como está tudo bem e o matadouro fechou?", terminou Marcos Fábio.  

O vereador Jorge Takashi expressou sua satisfação de ter participado de homenagem ao lado de Karla Pagianotto. "No dia 23, sexta-feira, fomos eu e a presidente, Karla Nishi Padula Pagianotto, convidados para uma Sessão Solene em São Paulo, uma sessão feita pelas entidades nikkeis que homenagearam todos os políticos nikkeis de São Paulo, são mais de 100 vereadores nikkeis no Estado de São Paulo, de 20 vice-prefeitos, e seis prefeitos. (...) Foi uma honra participar", falou Takashi, que também comentou sobre sua participação no evento que ocorrera no dia seguinte em comemoração aos 50 anos da Igreja Presbiteriana na cidade e as benfeitorias que ela traz, como a doação de sangue. Por fim, a atual presidente Karla Pagianotto foi à tribuna e comentou a respeito do Projeto de Lei aprovado na noite. "Subo até a tribuna para falar do Projeto de Crédito adicional que aprovamos hoje de R$69mil reais, que é a favor da construção da ponte na Avenida Caetano Nunes de Proença, emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lucia Amary de R$200 mil reais, assinada em julho do ano passado. Enfim, graças a Deus, mais um problema da cidade que será sanado com a reconstrução da ponte que foi destruída há quase oito anos. É uma passagem centro-bairro obstruída, que a população não tem condição de utilizar. Fico muito feliz de ter aprovado este crédito", disse. "Dando continuidade a fala do vereador Jorge Takashi, foi uma honra muito grande ter sido eleita neste munícipio, Assim, o mais legal é saber que estou hoje representando a comunidade nipônica de Pilar do Sul juntamente com o vereador Jorge Takashi. Então, é uma coisa inesperada, um ato solene muito importante para toda colônia, nós somos em 136 políticos nipônicos no Estado de São Paulo, são poucos. É uma parcela muito pequena da população, porém a gente ficou muito lisonjeado, é muito legal saber que tem alguém percebendo que a colônia japonesa está viva por mais que as coisas tenham mudado", afirmou. "E para concluir, eu não poderia deixar de agradecer o nosso vice-prefeito Marquinho, que tem nos atendido com muita atenção e nos dado prioridade as nossas indicações e tem nos atendido muito bem, principalmente as solicitações para os bairros rurais que eu tenho feito e ele tem feito o possível para resolver com rapidez e agilidade e eu prefeito também. Estamos com questões de iluminação pública super complicadas e as indicações que fiz na semana passada também já foram atendidas, não poderia deixar de agradecer, a gente critica, mas o que é feito de bom também temos que saber agradecer", terminou.