Dia 13 de dezembro aconteceu a penúltima sessão do mandato dos vereadores entre os anos de 2012 a 2016.
Nesta assembleia, foram apresentados nove projetos de leis, entre eles os de número 87/2016 e 88/2016, de autoria de João Batista, em que tratam sobre a denominação de sistema de recreio do Jardim Campestre II - Santina Gomes de Souza e também sobre a proibição do uso de herbicidas e agrotóxicos em geral para capina química em áreas de proteção ambiental, mananciais e áreas urbanas públicas e privadas do município de Pilar do Sul, respectivamente.
Os vereadores discutiram sobre cinco indicações, sendo elas: 336/2016, criado por Marcos Fábio, em que pede a realização de trabalho com maquina patrol, distribuição de cascalho e canaleta na estrada Júlio Takeshi Shimazaki no bairro pinhalzinho; de 337/2016 a 339/2016 todas foram elaboradas pelo vereador João Batista, que insiste a prefeita Janete Pedrina para que sejam enviados os equipamentos odontológicos antigos do Centro de Saúde Terezinha de Moraes Arsilla para o ESF (Estratégia de Saúde da Família) Maria de Cândida Soares, no bairro Jd. Cananéia; para que seja providenciada construção de uma guarita na Rua Kinkite Shimomoto - ao lado da pista de skate e realizada limpeza nas três áreas de lazer dos bairros Jd. Bonanza e Ipê, nesta ordem. Além da indicação da vereadora Karla Pagianotto (340/2016), que solicita para que seja providenciado trabalho preventivo de limpeza nos córregos do Peixinho e da Passagem. Também foi apresentada moção de pesar, autoria de Cristina Brisola, pela morte de Crislaine Ribeiro Balera, no último dia 28 de novembro, aos 24 anos.
já na ordem do dia foram discutidos oito projetos de leis, entre eles o projeto elaborado por todos os vereadores - 0058-2016 – que obriga a instalação de caixas eletrônicos em altura reduzida nas agências e postos bancários para dar mais comodidade a pessoas com deficiências físicas. No projeto 84/2016, de autoria do executivo, cujo teor é a autorização ao poder executivo a realizar abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente.