Aconteceu na noite desta última terça-feira (16) a 20ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de Pilar do Sul.
No início da assembleia Antônio de Matos apresentou a indicação 231/2015, na qual solicita à prefeita a construção de nova guarita no final da Avenida Padre Benedito Mariano, próximo a entidade Somos da Paz. O vereador subiu à tribuna. “Infelizmente essa guarita encontra-se muito danificada, trazendo risco aos usuários, como foi citado na indicação. Está sem o telhado, o pessoal que a usa, infelizmente, está tomando chuva, as madeiras já estão podres e estão quase se soltando e o risco de acidente ali está bem claro no local. Então, solicito à prefeita e secretaria competente que seja averiguada a guarita e que seja colocada outra no local. Muito obrigado”, disse Tilico.
Em seguida foi apresentada a moção de congratulação (035//2015) feita por Eduardo de Souza, que homenageia o técnico do Falcão Azul, José Luis, mais conhecido como Zé Esquerdinha. “Congratulamos o Senhor ‘Zé Esquerdinha’ pelo exemplo de cidadania frente ao trabalho voluntário dedicado a equipe do Falcão Azul nos últimos 25 anos. Durante todo este tempo, por meio do esporte nas modalidades de futebol e futsal, dedicou sua vida na formação de crianças e jovens, com uma única filosofia ‘formar homens de bem’. Hoje é visível todo seu trabalho, já que é demonstrada gratidão, respeito e carinho por seus ex-atletas, que o consideram como um segundo pai”, justificou o parlamentar. Mais uma vez, Tilico foi ao plenário para dizer algumas palavras. “Quero parabenizar o Dudu por essa moção. Esquerdinha sempre fez a diferença no esporte da nossa cidade. Eu sou até suspeito para falar, já que o Esquerdinha também foi meu técnico, no Falcão Azul, no bairro Santa Helena, por muitos anos. E tudo isso que você falou, Dudu, realmente, o Esquerdinha está sempre se dedicando ao esporte para crianças e jovens em Pilar do Sul e é o que Pilar precisa. A gente vê hoje drogas em Pilar do Sul, enfim, tantas coisas erradas e o esporte tem uma pessoa como o Esquerdinha, que se preocupa, que participa de campeonatos. Então, é uma pessoa que realmente merece nosso total apoio e homenagem aqui da Câmara. Parabéns Dudu e peço também, se o senhor me conceder, de assinar essa congratulação juntamente com sua pessoa”, terminou.
Outra moção de congratulação foi exposta – a de número 036/2015, apresentada por Luiz Brisola –, em que parabeniza o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marcos Roberto Nogueira Pinto, e equipe, pela conquista do vice-campeonato da Copa TV Tem deste ano. Para isso, o parlamentar foi ao púlpito. “É por reconhecimento à um trabalho feito com responsabilidade e sério do nosso secretário de esporte Marcos Roberto Nogueira, pelo trabalho realizado com sua equipe, com sua comissão técnica, com os atletas e conseguiu o vice-campeonato da copa TV Tem da região de Itapetininga”, falou a todos.
Já na tribuna livre, foi a vez de Marcos Augusto subir no palanque para pronunciar algumas palavras. “Sem muitas delongas, eu gostaria de tecer alguns comentários sobre as pessoas que aqui foram homenageadas, relembrar algumas coisas, as dificuldades principalmente, que muitas delas enfrentaram para poder participar e levar o nome da nossa cidade para fora – o pessoal da paçoca, o pessoal da dança gaúcha, o próprio pessoal da vila pilarense”, começou. “O que me traz a esta tribuna, o que deixei para fazer na tribuna livre é de um despertamento que há muito tempo vem se falando nesta casa e não se ouve lá fora. Eu confesso que fico um tanto quanto nervoso ao tocar neste assunto, porque desde que começou a ser implantada as tais chamadas políticas públicas no nosso país isso vem sendo falado por diversas esferas, tanto federais, estaduais e municipais. E lamento eu, que as vezes quando vezes um campeonato desta envergadura, que com certeza não deve ter custado pouco para os cofres públicos, nós tenhamos que às vezes com silencio entender que a caneta está na mão do executivo e o executivo delibera as coisas sem nos consultar. Fico preocupado com que prioridade está sendo encarado estas coisas. Não precisamos ir longe para observarmos as dificuldades que temos no nosso município voltado para as políticas públicas”, continuou. “Mas eu gostaria de deixar registrado aqui, e eu espero que a nossa prefeita esteja escutando, e que no ano vindouro nós possamos esquecer um pouco a Copa TV Tem e encarar outras prioridades. E se eu estiver errado, volto e peço desculpa. Porém, eu acho que vale uma reflexão para que nos próximos anos a gente, de repente, possa não fazer uma Copa TV Tem e não estarmos aqui parabenizando uma Copa TV Tem, mas estarmos comemorando alguns projetos que podem ser alavancados com o recurso ali empregado. ”
Depois, a sessão se seguiu para a votação do projeto de lei
041/2015, apresentado por Antônio de Matos e Marcos Augusto, que faz com que a
via pública Rua projetada (próximo ao nº 170 da Estrada Vicinal Presbítero
Odair de Góes Vieira) passe a ter o nome Rua Eleotério
Dias da Cruz.