A Exposição Fotográfica "Um olhar sob a comunidade indígena Gwyra Pepó" convida os visitantes a apreciarem um pouco da cultura Guarani através das lentes de Jamilly Proença, uma jovem de 19 anos, residente do Jardim Ipê e formada em Fotografia.
Localizada próxima à Tapiraí, a aldeia que inspirou o projeto é o cenário onde os espectadores podem mergulhar nas nuances do cotidiano desse povo ancestral.
Motivada pela influência do renomado foto-documentarista Sebastião Salgado, cujo olhar perspicaz captura as complexidades sociais, humanitárias e ambientais ao redor do mundo, Jamilly buscou conhecer e registrar as intrincadas realidades de uma comunidade indígena. Em sua busca, ela desempenha um papel ativo na desconstrução de estereótipos que muitas vezes obscurecem a verdadeira essência desses povos.
A exposição fica Câmara de 8 a 22 de abril de 2024, celebrando o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e o dia da chegada dos portugueses em solo brasileiro (Descobrimento do Brasil - 22 de abril).